Senior woman communicating with healthcare worker about her medical reports during a home visit.

Cisto no rim pode ser câncer?

Cistos renais ocorrem em uma variedade de doenças genéticas em adultos e crianças, mas existem alguns mais simples, que podem ser facilmente observados em rins normais. Eles são tão comuns que é difícil considerá-los uma doença.

A cada dia, mais e mais pessoas estão sendo diagnosticadas com essas lesões. Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com pessoas submetidas a ultrassonografia para avaliação de problemas não relacionados aos rins, 15% dos homens e 7% das mulheres de 50 a 69 anos tiveram pelo menos um cisto renal detectado. Na faixa etária com mais de 70 anos, um terço dos homens e 15% das mulheres apresentaram pelo menos um cisto renal.

Apesar de comuns, saiba que os cistos no rim não são totalmente inócuos. Cistos renais complexos podem abrigar massas cancerígenas, e necessitam de diagnóstico precoce e atenção especializada. Por isso, explicaremos quando os cistos renais podem representar o risco de desenvolvimento de tumores. Boa leitura!

O que são cistos renais?

Cistos nos rins são bolsinhas de líquido formadas sobre ou dentro dos rins e que podem estar relacionados com doenças que prejudicam as funções dos órgãos. No entanto, o mais comum é que esses cistos sejam do tipo simples — lesões não cancerosas que apresentam baixa probabilidade de causar problemas mais sérios.

Cistos simples

Não existem estudos científicos conclusivos sobre o que causa os cistos renais simples, mas o mais comum é que apenas um cisto se manifeste de cada vez. No entanto, existem casos mais raros em que vários cistos podem afetar um ou ambos os rins ao mesmo tempo. Quando os cistos renais simples não causam sintomas, podem ser ignorados, pois não necessitam de tratamento.

Cistos complexos

Diferentemente dos cistos renais simples, os complexos são um conjunto de cistos que possuem características que aumentam o risco de câncer renal, como uma forma externa irregular ou irregularidades internas.

Cistos renais complexos podem ter paredes dentro do mesmo cisto, depósito de cálcio, irrigação sanguínea e outras características distintas.

O cisto renal complexo pode ser câncer?

Muitos cistos renais complexos têm um baixo risco de ser ou se tornar um câncer renal. No entanto, as características desse tipo de cisto podem requerer uma avaliação médica mais aprofundada, pois podem representar câncer renal e exigir tratamento.

O mais comum é que os cistos renais complexos sejam tratados com vigilância para ver se mudam de alguma forma ao longo do tempo. Caso eles se tornem potencialmente cancerosos, pode ser necessário esvaziar ou remover o cisto cirurgicamente, além da administração de medicamentos.

Alguns sintomas que podem se desenvolver devido a cistos renais complexos são: dor no rim, dificuldade em urinar, vontade constante de urinar, presença de sangue na urina, hipertensão e desconforto abdominal.

Em resumo, cistos renais simples são muito comuns, em geral, não causam sintomas e a maioria não requer intervenção. Já os cistos renais complexos podem evoluir para câncer, mas apenas em casos extremamente raros.

Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp