infecção urinária

Infecção urinária: sintomas, causas e tratamentos

A infecção urinária é uma doença que se desenvolve em uma região do aparelho urinário, basicamente onde se encontram a bexiga e a uretra. Geralmente se apresenta com dores na parte inferior do abdome e sensação de queimação no momento de urinar.

Causa da infecção

A doença é causada por uma bactéria que infecciona a bexiga. Ela pode incidir a partir da uretra e ser desenvolvida por diversos fatores – que podem gerar, também, o aumento do risco de uma infecção bacteriana. Quando a infecção se desenvolve, o fluxo urinário é alterado e, por vezes, o paciente sente a vontade de urinar, mas apresenta dificuldade, podendo sentir dor. A urina pode conter sangue, além de odor forte e desagradável.

Dentre os fatores que podem desencadear uma infecção urinária, estão: ingestão insuficiente de líquidos, relações sexuais desprotegidas, falta de higiene na região das partes íntimas, pedra nos rins e gravidez. Como as mulheres possuem a uretra mais curta que a dos homens, é comum a incidência da infecção no aparelho urinário feminino, pois a uretra curta permite que as bactérias se instalem dentro da bexiga mais facilmente.

A infecção urinária não se retém somente na bexiga, podendo migrar até os rins, o que deve ser cuidado e acompanhado devido às funções vitais desempenhadas pelo sistema renal.

Sintomas da infecção urinária

Alguns sintomas são identificados no trato urinário, como:

  • Dores e ardências manifestadas ao urinar;
  • Dificuldade no início da micção;
  • Sensação de urgência miccional;
  • Vontade mais frequente de urinar;
  • Urina com odor mais forte;
  • Presença de sangue ao urinar.

A infecção pode se instalar nos rins e, quando isso acontece, o paciente apresenta alteração na temperatura corporal, com febre, calafrios, dores na região lombar e até mesmo náuseas.

Prevenção da infecção urinária

Algumas atitudes podem ser importantes para preservar o organismo, prevenindo-o de infecções e problemas no trato urinário. São elas:

  • Manter o organismo hidratado, bebendo bastante água no decorrer do dia;
  • Urinar sempre que sentir vontade e procurar não segurar a urina por muito tempo;
  • Usar preservativos durante as relações sexuais;
  • Urinar depois das relações sexuais;
  • Evitar o uso não racional de antibióticos.

A identificação das infecções urinárias acontece por meio do exame de urina e a partir dos resultados obtidos. Quando constatada a infecção, o tratamento é prescrito com o uso de antibióticos, e sua duração dependerá do tipo de infecção observada. O tratamento deve ser realizado exatamente como o médico prescreveu, com os medicamentos sendo tomados no horário correto e pelos dias programados em receita. Dessa forma, evita-se que a infecção volte, prejudicando o bem-estar do paciente.

Quer saber mais? Clique no banner!

Urologista em São José dos CamposPowered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp