No que consiste?
Consiste no ressarcimento ao paciente do valor pago ao profissional de saúde em consultas, exames e procedimentos de forma integral, desde que haja clausula contratual de livre escolha.
Quais as vantagens?
Há uma menor interferências dos planos de saúde nas decisões médicas.
Profissional liberal mais satisfeito com os honorários recebidos, mais justo.
O paciente tem liberdade de escolha do médico, não ficando preso apenas aqueles médicos do livro do convênio ou rede credenciada.
Usuário dos planos ficam maior índice de satisfação.
Mas Dr. qual o valor do meu reembolso?
Isso irá depender da clausula contratual e do convênio, porém se houver clausula de livre escolha existe um valor fixo determinado em contrato
Normalmente as cooperativas como Unimed, por exemplo, não disponibiliza em contrato sistema de reembolso, exceto em situações especiais.
Caso haja clausula de livre escolha e o convenio não disponibiliza os valores ao cliente de forma correta, clara e assertiva o usuário terá direito a qualquer valor cobrado.
Como faço pra saber o valor do meu reembolso?
Através do aplicativo do seu convenio, site ou por ligação telefônica no verso da carteirinha.
Mas Dr. vou receber mesmo o reembolso e qual o valor?
Pela medida provisória n. 2177-44 de 24 de agosto de 2001 os planos de saúde estão subordinados a ANS e devem garantir o reembolso médico .na resolução normativa 259 de 17 de junho de 2011, o reembolso médico será efetuado nos limites do estabelecido contratualmente. nos contratos de coparticipação o plano poderá deduzir do reembolso o valor referente a sua coparticipação em contrato. A ANS determina o prazo máximo de reembolso em até 30 dias.
Quais são as etapas do reembolso?
1º O paciente paga o valor da consulta ao médico, aquele valor fixo em contrato entre o paciente junto à operadora do plano de saúde. Recomendamos sempre antes da consulta ligar no telefone do verso da carteirinha pra saber o valor contratual, que será cobrado do paciente.
2º O paciente envia a nota fiscal emitida ao plano de saúde via site ou aplicativo.
3º O paciente recebe o valor integral firmado em contrato com sua operadora em até 30 dias.